"Folguedo" significa festa popular: é uma palavra que reúne saberes e conexões e mostra que aprender, divertir, criar e compartilhar caminham juntos.

É nesse encontro que atuamos, desde 2005, com educação, cultura, arte e ciência, criando experiências inovadoras e acessíveis que misturam expografia, cenografia, design, tecnologia e conteúdo criativo.

Realizamos mais de 60 projetos para exposições, ações, eventos, festivais, museus, marcas, sites, sinalização e humanização de espaços. Nosso estúdio atua desde a conceituação até o produto final, em projetos autorais ou em parceria com clientes.

Nossa trajetória só não é maior do que nosso entusiasmo pelo próximo projeto.

Claudia Alencar

Claudia respira arte desde que vivia em meio aos rolos de filmes, câmeras e projetores de seu avô cinéfilo. Muitos filmes, livros, viagens, espetáculos e museus a inspiraram e transformaram em uma diretora de arte aberta, versátil e ousada. Encontrou na cenografia o espaço ideal para cultivar e compartilhar seu interesse pelas artes, além de transitar por várias áreas, linguagens e assuntos. Depois de 25 anos como cenógrafa da TV Globo, Claudia criou a Folguedo ao perceber que projetos educativos, científicos e corporativos podem ter um olhar mais artístico e divertido.

Leo Bungarten

Leo iniciou sua carreira nos palcos, como ator, mas sua visão de gestão – ou vontade de fazer as coisas funcionarem – o levou para os bastidores. Entrou no mundo da cenografia pela dança e pelo teatro e não parou mais, guiado pelo seu interesse em cultura, acessibilidade e educação. Une o pensamento estratégico com o gosto pelos trabalhos manuais e pela natureza. Arquiteto, urbanista e sócio da Folguedo desde 2005, Leo traz seu perfil múltiplo para o gerenciamento e planejamento dos nossos projetos.

Juliana Câmara

Arquiteta e designer, Ju está sempre ligada em novos movimentos e tendências. Em seus anos de faculdade, dividiu seu tempo entre as aulas na UFF, projetos de restauração, urbanismo, residências, escolas e os ensaios de sua banda. Sócia desde 2010, tem ampla experiência em design e gestão de exposições. Valoriza funcionalidade, beleza, acessibilidade e simplicidade nos seus desenhos 3D. É nas pessoas, na música e na arte que ela se inspira para criar as melhores soluções para os projetos da Folguedo. 

Joyce Oliveira

Estudante de Desenho Industrial na ESDI/UERJ e com formação técnica em Multimídia, Joyce é muito ligada em moda como forma de expressão e identidade. Gosta de criar através de materiais, dedicando-se desde pequena a trabalhos manuais. Atualmente tem a costura, o artesanato e a marcenaria como passatempo em suas horas livres. É designer da Folguedo desde 2018, atuando na parte gráfica dos nossos projetos e das ferramentas interativas como jogos educativos, além do conteúdo audiovisual e redes sociais.

Mayara Oliveira

Estudante de Produção Cultural, tem fascínio pela escrita de roteiros, é apaixonada por arte urbana, narrativas e estéticas afrocentradas na fotografia, ilustrações, música e audiovisual. Tem interesse em discussões sobre cicloativismo, mobilidade urbana e acessibilidade cultural. É produtora da Folguedo e atua também na coordenação administrativa dos projetos.